TROCAS DE PASTILHAS
As pastilhas são itens que mais sofrem pelo desgaste e pela utilização dos freios. Devem ser examinadas a cada 10.000 km. ATENÇÃO: As pastilhas trocadas exigem um período de adaptação que pode variar entre 100 e 300 km.
LONA DE FREIO
Geralmente, o período de troca das lonas é maior do que o das pastilhas de freio, por serem acionadas com menor frequência. Em alguns casos podem ultrapassar os 50.000 km, mas é importante a cada revisão periódica observar se há algum tipo de desgaste na peça ou prazo exigido no manual de fábrica para troca.
CILINDRO DE RODA
Cilindro de freios (importante): se os cilindros de freios têm perda de líquido pelos retentores de borracha, é importante trocá-los. Também os verifiquem pressionando com a mão o pistão, este deveria se mover facilmente para dentro e empurrar para fora o pistão oposto.
TROCA DE ROLAMENTO DE RODA
Diferente de outros tipos de trocas, como óleo, por exemplo, não é possível afirmar uma quilometragem exata para o motorista saber quando trocar o rolamento. A recomendação geral é realizar uma inspeção a cada 20 mil km rodados e a troca a cada 70 mil km rodados, mas este número é uma estimativa
